Co-link

co-link

Cada vez mais ferramentas para Internet são criadas para uso comunitário, ou melhor, para facilitar a integração da cooperação de diversas pessoas em um mesmo projeto. A maior prova de que os sites sociais são o caminho para a criação de uma nova realidade cultural pela web é a Wikipedia. Dela quase todo mundo já ouviu falar e por isso não é preciso falar dela.

Há uma nova ferramente desenvolvida por um grupo de brasileiros que eu achei genial: co-links. A idéia é boa e parece a junção de várias pequenas funcionalidades que vemos por aí. Simples? Para usar parece, mas para criar uma ferramenta dessas só um programador sabe como isso é complicado (eu não sei, só ouço e vejo quanto tempo é gasto). Mas o que é o que são os co-links?

Os links associativos funcionam como palavras clicáveis dentro dos hipertextos, conectando um determinado texto a informações, dentro da mesma página ou outras presentes em outros sites.
[…]
O projeto Co-link busca ultrapassar tais limites. Sugerindo uma nova possibilidade tecnológica que possa favorecer a escrita coletiva de hipertextos. Esta tecnologia foi desenvolvida com o intuito de permitir que qualquer interagente possa criar novos links associativos em um texto pré-existente e/ou acrescentar novos destinos a um link já criado.

No site do projeto há algumas outras informações, como diferenças entre links e co-links, como funciona, aplicações e página para demonstração (você pode testar como funciona). O co-link é um software livre (ponto para eles) e segundo o site você pode baixar o código fonte – o problema é que o link para baixar estava anitavo quando fui testar. (via O’Reilly Developer Weblogs)

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in Internet, tools and tagged , , . Bookmark the permalink.