Brasileira no Bloggies: alguém comentou

É realmente curioso como funciona o nosso jornalismo sobre internet e tecnologia: as notícias sempre chegam um ou dois dias depois. Claro que no jornal isso é normal, mas novo jornalismo online, onde as pessoas assinam o RSS para receber notícias fresquinhas isso vai por água abaixo em alguns casos. Ou então é tudo culpa minha: eu fiquei mal acostumada a saber da notícia pouco depois que ela acontece por causa da facilidade de publicação da Internet. Mais uma vez parabéns para essa mídia maravilhosa.

Fico inconformada com a Boing Boing sugerindo links semanas depois que eu já vi, ou então o J-Walk falando sobre nova maravilha da Wikipes quase dois meses depois que postei aqui. Devo sofrer de alguma síndrome, como “Síndrome da notícia de ontem”. Será que há cura?

Um ótimo exemplo de como a notícia chega depois de amanhã é o João, que estava aqui em Sampa, avisou que havia uma notinha sobre mim no Globo na coluna do Luiz Antônio Gravatá, chamada Gravatá. Não costumo ler o este jornal, mas não é curioso que os grandes jornais do país não tenham falado nada? Parabéns ao único jornalista que descobriu que havia uma brasileira naquela lista! Aqui vai o texto integral que saiu no Jornal O Globo na sessão Misto-quente:

Vocês sabiam que Bianca Bueno é a única representante brasileira no “Bloggies”, uma das mais reconhecidas premiações internacionais de blogs? Pois é. A moça é paulistana e dona do blog “Bibi’s Box”.

Será que se eu escrevesse apenas em português por aqui eles teriam descoberto? Já me perguntei dezenas de vezes se deveria postar apenas em português aqui, mas o que acontecerá com meu público alvo? Sim, meu público alvo não é brasileiro e disso eu tenho certeza: os link blogs são mais conhecidos lá fora e como aqui o tema que predomina é arte também não atrai a atenção.

Para quem não sabe ou não viu eu iniciei as atividades desse blog em português, mas o resultado não foi bom. Os meus amigos virtuais estrangeiros não conseguiam entender o que eu escrevia e os meus amigos “reais” não me visitavam. Conclusão: depois de 3 meses com mais baixos do que altos resolvi mudar o esquema e agradar quem realmente me visitava. Por isso mesmo o esquema bilíngue continuará por aqui. E afinal de contas os texto em inglês são sempre curtos, muito fáceis de serem traduzidos por qualquer tradutor (para quem não sabe nada de inglês) e imagens não precisam de palavras. Aliás isso já foi falado em comentários do Biscoito (aproveite e leia o ótimo post sobre blogueiras pioneiras).

Dúvidas, sugestões e reclamações são sempre bem vidas. Quem ainda se perde em inglês e gostaria de ver um link para traduzir os posts pode pedir (estou pensando no caso faz algum tempo).

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in blogging and tagged , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Brasileira no Bloggies: alguém comentou

  1. João M. says:

    O mais curioso é que Mestre Gravatá (que conheço há mais de 10 anos) não é formado em jornalismo. Ele é geólogo. 🙂

  2. Bibi says:

    Está vendo só: o mundo é um lugar muito estranho. 😉

  3. Gesiel says:

    O mundo é assim: a grama do vizinho é sempre mais verde, neste caso os blogs estrangeiros “parecem” mais interessantes para se noticiar que um blog made in São Paulo.
    Quem conhece realmente seu blog sabe como é interessante e eu, particularmente, não dou trelas a “notícia de desinformação” escrita por quem “caiu de para-quedas” no assunto e sequer se dá ao trabalho de pesquisar sobre o que escreve.
    Tá meio azedo hoje ou é impressão minha? 🙂

  4. Bibi says:

    Nem eram os blogs estrangeiros, falaram são de quem ganhou o prêmio principal, que era a maravilhosa Boing Boing e só. Não falaram de mais nenhum. ;(
    Azedo? Não sei, mas eu estou ultimamente. Melhor, estou mais ultimamente.

Comments are closed.