Oscar 2005

Producers Million Dollar Baby
Assisti a festa do Oscar ontem com alguns amigos, colegas de faculdade – cinema para ser mais clara. Como sempre há aquelas escolhas óbvias de quem vai ganhar o que: eu já sabia que ia ganhar determinado prêmio e não adianta falar “mas ela não merecia”. Não importa, Oscar nunca foi um evento onde ganha quem realmente merece, ganha quem faz mais lobby, ganha quem não é tão radical e geralmente ganha o óbvio, aquele filmes “comuns”. Como já disse antes se fosse ganhar quem merece Scorsese teria ganho o prêmio. Claro que eu daria com certeza, mas ele era o favorito e segundo algumas pesquisas, como na Folha, no Estadão e na BBC. Não é seu melhor filme, mas ele faz parte da lista dos injustiçados, aqueles que mereciam ganhar um Oscar.
Cate Blanchett Não vou mais falar sobre isso. Cansei, cada vez que vejo são mais alguns momentos de raiva: por que diabos ninguém dê um prêmio para o Scorsese? O filme dele era muito superior ao Menina de Ouro, porém, isso não teve a menor importância. Nunca tem. Ao menos seu filme recebeu alguns dos prêmios técnicos e isso é importante já que quem recebe prêmios tem mais chance de patrocínio para futuras produções, embora isso nunca tenha sido problema para os grandes diretores. Mais uma vez os dramas ganharam – Griffith realmente sabia das coisas.
Quem ainda não sabe quem ganhou o quê no Oscar pode ir até a página oficial da cerimônia. Um site interessante sobre o evento é o da BBC que tem uma sessão especial. Aproveita e leia também o artigo da Salon sobre o evento.
PS.: a piada da noite para mim foi Super Size Me concorrendo como melhor documentário e uma propaganda do McDonald’s por intervalo.

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in cinema, events and tagged , , , , . Bookmark the permalink.