Clube de Leituras: Franz Kafka

O processo A próxima discussão do Clube de Leituras LLL será sobre dois livros muito bons de um mesmo autor Franz Kafka, e as obras escolhidas são A Metamorfose e O Processo. Quem quiser participar pode postar uma mensagem avisando o Alexandre nesse post ou então apareça lá no fórum a partir do dia 15 de Março, quando começam as conversas sobre os dois.
Li os dois livros a muito tempo atrás, para ser mais exata a quase 10 anos atrás quando estava no colegial. Por isso mesmo vou reler os dois e mais alguma coisa de Kafka, só para ter mais assunto, ou porque gosto de seus livros e vou aproveitar a oportunidade.
Quando li O Processo li meio de qualquer forma, nem lembro porque, mas fiquei fascinada pela história que parecia obscura. Dessa vez estou lendo com muito mais atenção, aliás a atenção que o livro merece. Já A Metamorfose lembro de ter lido numa sentada, mas algumas das imagens que fiz da minha leitura ficaram marcadas. Tanto que, ao ler a versão em quadrinhos do livro uma cena era a representação ilustrada perfeita do que imaginava (não vou contar porque estraga a surpresa). Aliás, se quiser saber o que eu achei da versão em quadrinho esse é o link do post (no qual não falo detalhes do livro, apenas impressões da adaptação ilustrada).
Por sorte já tenho os dois livros em casa traduzidos por Modesto Carone na edição da Companhia das Letras. Se você for comprar aproveite essas traduções que são muito boas. Se não tiver dinheiro, mas sabe bem inglês, recorrer às versões do Projeto Gutenberg. Lá há os dois livros podem ser lidos online ou se preferir pode baixar o arquivo.
Uma dica para quem quer compreender melhor as angústias, frustrações e complexos de Kafka é ler Carta ao Pai. O livro é uma carta que Kafka escreveu a seu pai. É uma das coisas mais densas e sinceras que já li e lindo. Lindo não pelas palavras, mas pelo modo com o qual ele consegue dizer tudo aquilo que o sufocou durante anos e de maneira profunda e realista com que constrói o discurso. Sim é “apenas” uma carta, mas é uma carta para chocar, para descarregar, rancor e informar. Quem me dera escrever cartas daquele modo.
De qualquer forma lendo o livro algumas das personagens de Kafka e pequenos traços começam a aparecer por entre as linhas e seus livros parecem se tornar mais claros. Não espere a solução deles, apenas uma razão para seus personagens perturbados. Eu vou reler antes de contribuir para o clube.
Ante a lei Outra dica é ler o conto “Ante a Lei” ou “Diante da Lei” dependendo da tradução. Não sei em qual livro está pelas traduções da Companhia das Letras, pois li em outras duas traduções, mas nas duas que li, o conto estava no livro de contos A Colônia Penal. O conto foi escrito antes de O Processo e nele está contida a essência, as idéias principais do livro e foi dele que surgiu o livro. A maravilhosa adaptação para o cinema de Orson Welles tem uma cena de animação que antecede ao filme em si, onde esse conto é ilustrado através de uma animação.
É isso, boas leituras e não se esqueça de participar a partir do dia 15 de Março. Mais informações no LLL.

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in literature and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Clube de Leituras: Franz Kafka

  1. Daniel says:

    Gostaria de participar das discuçõees, porém, quando acessei já havia passado a data do debate sobre Kafka. Por favor, entre em contato comigo quando estiver para acontecer outra. Obrigado!

Comments are closed.