Essential Blogging

Essential Blogging
Depois de um bom tempo enrolando para ler online o Essential Blogging eu terminei. O livro de 2002 já entrega pela data de edição: desatualizado, como acontece todos os livros da área. Ao longo da leitura fui descobrindo que muitas das coisas lá ditas não são mais verdade. Explico: a versão pró do Blogger não está mais disponível para novos usuários, ele foi comprado pelo Google, e agora oferece RSS; não há sequer menção ao fabuloso agregador de feeds Bloglines, que a pouco completou um ano; as configurações do Movable Type e Blogger mudaram e agora eles estão mais práticos para o uso. Essas são as coisas que eu lembro porque prestei, mas há outras.
Os livros da O’Reilly têm de tradição de ser muito bons, mas já vi esse mito ser desmentido algumas vezes e eu desminto mais uma: o livro que li é fraquinho. Se não conhece a editora já deve ter visto alguns livros deles na área de tecnologia. Sabe aqueles livros com capa de bichinho em preto em branco e alguma com em destaque ao lado do nome do título? Aposto que já viu algum. A O’Reilly tem centenas de livros e a maioria deles são bons mesmo, pelo menos os de programação o pessoal que eu conheço gosta. Mas voltemos ao livro sobre blog.
O Essential Blogging é um livro bem escrito, num inglês acessível e feito para quem não tem um blog. Sim, não tem. Se você já tem um blog pode pular e comprar outro livro, porque boa parte desse não vai ter utilidade alguma para você como não teve para mim.
O livro é dividido em capítulos escritos por diferentes autores, como Cory Doctorow, da Boing Boing, e Mena G. Trott, do Six Apart, que possui o Movable Type e agora comprou o Live Journal. O primeiro capítulo, que provavelmente foi escrito por Cory (não sei porque não conferi na versão online) dá pequenas dicas muito interessantes. Aquele tipo de coisa que faz um blog ser interessante, chama a atenção, ajuda na navegabilidade do usuário e os dintingue dos demais. Essas dicas são detalhes que não nos damos conta quando visitamos um site, mas fazem toda a diferença. Boa parte do que está lá eu já uso porque vi em outros sites que gostei e achei muito funcionais. Outras não havia parado para reparar. Mas nada extraordinário ou surpreendente é dito. Para quem está começando agora a descobrir blogs e blogs com notícias e não apenas diários, o início do livro é uma boa pedida.
No segundo capítulo começam os motivos pelos quais eu disse que o livro é apenas para quem não tem um blog: começam a ser explicadas as diferenças sites e ferramentas para criar um blog. Se você já tem um blog já passou por estas escolher: que programa usar, onde hospedar ou se deve pegar uma versão online apenas sem se preocupar com servidor, entre outros problemas. Daí em diante os capítulos são divididos pela ferramenta que você escolheu, com explicações de configuração mais simples e algumas avançadas. Desses capítulos em diante para mim apenas dois serviram, já que uso o Movable Type. E não há explicações para todas as opções de ferramentas para publicação escolhidas, apenas algumas. Some-se a isso todos os sites de blogs que surgiram nesse período e que o livro obviamente não aborda.
Então se você quer um saber sobre configurações avançadas, ou mesmo simples, sobre a ferramenta que escolheu compre um livro sobre. Para o Blogger há até uma versão em cdRom chamada que eu testei os capítulos iniciais e gostei. Para o Movable Type há alguns livros que parecem bons e que tenho cobiçado ultimamente, como o Hacking Movable Type. Para as outras ferramentas também há bons livros ou a documentação online.
Minha conclusão: o Essential Blogging é um livro para curiosos que não têm blog e gostariam de ter uma visão geral de onde podem criar um blog, ferramentas, facilidade, custo, configurações e não se importam de o livro estar um pouco desatualizado.
Estou lendo outro livro sobre blogs, Blogging: Genius Strategies for Instant Web Content, que parece dar uma visão mais ampla, parte das explicações sobre internet, entra no fenômeno dos blogs, explica configurações, alguns pequenos truques e até dá pitadas de CSS. O problema é que esse também é de 2002, mas estou mais otimista quanto ao conteúdo para iniciantes. Quando terminar dou meu veredito sobre ele.

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in blogging, books and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Essential Blogging

  1. Gesiel says:

    O problema com tecnologia da informação é esta: a verdade dura até que se crie outra, e o intervalo entre elas é muito curto!!
    Estou atulhado de livros de linguagens e tecnologias que ou morreram, ou estão para morrer. Apesar disto, sempre há quem ainda não conheça, mesmo não servindo para nada. 🙂

Comments are closed.