Gentileza gera gentileza

Gentileza

Há algum tempo eu venho tentando descobrir o sucesso de alguns blogs nos quais não vi nada de fantástico, fora aqueles que não achei graça alguma e o pessoal acha o máximo. Das duas uma: ou eu tenho um gosto muito peculiar (sou exigente mesmo) e eu estou certa, ou eu sou esquisita e todos os outros estão certos. Talvez eu acredite um pouco nas duas razões.

De qualquer forma, sempre que gosto de algum blog eu o adiciono à minha lista no Bloglines. Para estar na lista do meu blog ou eu tenho que gostar muito ou a pessoa tem que merecer (visitantes assíduos sempre merecem).

Sei que este blog é pouco visitado, mas mesmo assim eu não desisto: aos poucos vai crescendo, ou o velho ditado devagar e sempre. Mas uma coisa que eu não deixo de fazer quando descubro que alguém colocou meu link na página é retribuir. Não importa se a pessoa tem uma centena de links lá, ela se deu ao trabalho de colocar meu endereço e deve ter feito isto porque gostou daqui. O mánimo que eu posso fazer é ser gente e retribuir. Por isso se você tem um link para cá e eu ainda não retribui, pode falar agora mesmo que eu coloco com prazer.

O título desse post remete à campanha de um outro blog que eu descobri hoje e propõe a Campanha Gentileza. Já tinha visto anteriormente o logo da campanha, mas não sabia a origem. Ela nada mais é do que ser educado e ajudar quem te ajuda online, porque retribuir não custa nada. Digamos que eu me identifiquei em parte com o manifesto, pois concordo também com várias das criticas que os visitantes fizeram no post (dê uma olhada).

O blogueiro que criou essa campanha é Alexandre Cruz Almeida que também tem um Guia de Blog na Internet e só fiquei sabendo dele através do blog da Cora Ronai. E aqui vai a cópia do Manifesto da Gentileza Blogueira:

– Seja gentil.
– Linke para quem te linka.
– Se você despreza o blog que te linka e jamais conseguiria linkar pra ele, tenha hombridade de pedir pra ele retirar o link.
– Clique nos banners de quem vive de publicidade.
– Quando ler um post muito legal, cite e dê link, para que outras pessoas também vejam.
– Aliás, SEMPRE cite a fonte e dê o link. Senão, é plágio.
– Se encontrar um post que não gosta, pule.
– Se encontrar vários, não volte mais.
– Se voltar, não reclame.
– Não xingue ninguém. Nunca.
– Se quiser aderir à Campanha Gentileza, pode copiar o botão, mas diga de onde tirou. Senão, você não entendeu nada do espírito da coisa.

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in blogging and tagged . Bookmark the permalink.

One Response to Gentileza gera gentileza

  1. Lindo, Bibi!
    é isso mesmo. Parabéns ao Alexandre por ressuscitar a campanha, rede é isso.
    Linkar é preciso!

Comments are closed.