Sem feed? Não leio.

Podem me chamar de chata, acomodada, folgada, preguiçosa, desanimada, o que quer que seja, mas blog sem feed eu não leio mesmo. No exato momento tenho 182 feeds no meu Bloglines (meu leitor de feeds RSS para quem ainda não sabe), sendo que 10 são sobre links meus apenas para conferir o que eu posto em diferentes formatos e páginas; 15 são direto do del.icio.us, ou seja apenas links sobre tags específicas ou de pessoas que eu gosto (ou gosto dos links delas), 18 são blogs de amigos ou pessoas que são minhas amigas no orkut.
A cada dia eu apago mais um blog/link da minha lista e adiciono mais um ou dois (nos últimos tempos isso se inverteu). Como não consigo administrar tudo que leio, a solução foi deixar aqui que gosto mais e de tempos e tempos reavaliar sites (porque muito deles eu só adicionei porque parecia muito legal, mas no fim descobri que era apenas uma ou duas entradas que me interessavam).
Claro que muitas das pessoas que eu conheço têm blogs, mas porque eu não assino? Uma das razões é: eu não sei se as pessoas têm blog ou não. Não me avisa ou não vi no orkut há séculos então eu não sei. Daí vem a parte da minha falta de tolerância: confesso que saber se a pessoa saiu ou não, se cortou o cabelo ou não todos os dias não é exatamente a coisa mais divertida do mundo e aos poucos meu interesse vai morrendo. Claro que tem gente que sabe contar sobre a vida e a cada dia acrescentar uma informação interessante.
Mais um fator, que por acaso é o título dessa entrada: FEED! Sim, eu assino tudo o que eu gosto e se eu não leio o seu blog (e sei da existência dele) é porque você não tem feed para eu ler! E eu é que não consigo lembrar de ler tudo, só com aviso mesmo. Então se você tem uma página sensacional e não tem feed nem sistema de aviso quando há um novo post, desculpe, mas vai demorar para voltar lá. Como disse não é falta de vontade, educação ou desinteresse, é apenas esquecimento e informações demais.
Hoje em dia diversos sites para criação de blogs tem um sistema que gera o RSS/ Atom automaticamente ou apenas selecionando opções, como o Blogger, LiveJournal, TypePad, o do Uol, e muitos outros. No caso deste último parece que saiu a pouco por lá e muita gente ainda não configurou.
Alternativas: como boa parte das pessoas também usam bastante o e-mail, uma lista onde quem quer receber as notícias seria bastante Útil. Você vai lá, se inscreve e recebe notícias de novidades. Pelo menos é isso que acontece com o Fotolog: eu recebo no meu Gmail as atualizações do Folotologs que estão nos meus favoritos.
Agora a confissão: tenho uma extensão no meu Firefox que mostra o número de entradas não lidas no meu Bloglines e outra que diz quando recebo um novo email do Gmail, além do Gmail Notifier. Assim eu sempre sei quando tem novidade nos sites e não preciso ficar procurando um a um, porque não vou fazer mesmo.

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in blogging and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Sem feed? Não leio.

  1. Esse seu depoimento vem bem a calhar com o recentíssimo rebu em torno dos feeds:
    Marketing Hacker: RSS rules
    Abraços!

Comments are closed.