Lewis Carroll

‘Twas brillig, and the slithy toves
Did gyre and gimble in the wade;
All mimsy were the borogoves,
And the mome raths outgrabe.
“Beware the Jabberwock, my son!
The jaws that bite, the claws that catch!
Beware the Jubjub bird, and shun
The frumious Bandersnatch!”
He took his vorpal sword in hand:
Long time the manxome foe he sought —
So rested he by the Tumtum tree.
And stood awhile in thought.
And as in uffish thought he stood,
The Jabberwock, with eyes of flame,
Came wiffling through the tulgey wood,
And burbled as it came!
One, two! One, two! And through and through
The vorpal blade went snicker-snack!
He left it dead, and with its head
He went galumphing back.
“And hast thou slain the Jabberwock?
Come to my arms, my beamish boy!
O frabjous day! Callooh! Callay!”
He chortled in his joy.
‘Twas brillig, and the slithy toves
Did gyre and gimble in the wabe;
All mimsy were the borogoves,
And the mome raths outgrabe.
“Jabberwocky”
Lewis Carroll.jpg
O escritor vitoriano Lewis Carroll ficou conhecido como escritor de histórias infantis, mas Carroll foi muito mais do que um mero escritor. Os dois livros que escreveu com Alice como personagem principal podem parecer dirigidos para o público infantil à primiera vista, mas não resiste a uma segunda olhada. Cheios de críticas sociais, ironias, citações e “transcriações” como diria o saudoso Haroldo de Campos, Carroll escreveu duas obras que acabaram destinadas ao público infantil, mas que só podem ser realmente apreciadas por adultos. Portanto, se você já leu algum deles trate de reler com carinho e de preferência com uma edição comentada, pois perdeu-se muito da riqueza do texto com o tempo.
Além de escritor, o Reverendo Charles Lutwidge Dodgson, nome real de Carroll, era matemático e pesquisador de lógica que adora criar jogos e adivinhações. Não bastasse isso, era um intusiasta na fotografia, mesmo que boa parte delas sejam de menininhas. Para começar a se aventurar sobre a vida de Carroll sugiro Lewis Carroll Society Of North America (LCSNA). Neste site há links para muitos outros, informações sobre biografia, trabalhos, estudos sobre, fotografias e muitas outras informações. Dê uma olhada também no site dedicado ao poema Jabberwocky, que contém também algunas informações sobre a vida do escritor.
Alice Através do Espelho
Aos perdidos que nunca leram Alice na vida sugiro lerem a versão online com as ilustrações originais de John Tenniel no site Alice in Wonderland. Lá Alice no País das Maravilhas e Alice Através dos Espelho podem ser lidos em capítulos as referentes ilustrações diretamente do texto original em inglês. Não bastasse os dois textos completos, ainda há observações e estudos sobre os dois livros.
Para quem já leu, mas gostaria de encontrar palavras ou trechos específicos do livro ou comentários, o Alice’s Adventures in Wonderland by Lewis Carroll: A searchable online version at The Literature Network cai como uma luva. No mesmo site há busca na obra e biografia do escritor através de Lewis Carroll – Biography and Works.
Em Addendum: Alice’s Adventures under Ground há a todas as imagens da versão original de Alice no País das Maravilhas, que Carroll escreveu especialmente para a pequena Alice Pleasance Liddell. Carroll baseou-se neste livro escrito especialmente para Alice para criar a versão final.
Outra preciosidade sobre Carroll é seu livro de anotações, que agora está totalmente disponível para curiosos em Lewis Carroll Scrapbook Home.
Para quem quer conhecer o lado do Carroll matemático e seus estudos em lógica, pode consultar Lewis Carroll Logic, Mathematics, and Games. Mais curiosidades matemáticas baseadas em escritos de Carroll: Cut The Knot!.
Por fim, aos ainda curiosos há um site com uma seleção de músicas baseadas no escritor ou em suas obras, em Musical compositions inspired by Lewis Carroll.

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in books, literature, photography and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.