Eu amo meu Firefox!

Firefox
Minha primeira idéia para essa entrada era postá-la em “inglês” (é, meu Inglês vai entre aspas mesmo), mas depois de pensr um pouco desisti. Não desisti por preguiça de caçar palavras, mas porque meu amigos estrangeiros, em maioria, gostam usam e divulgam o Firefox, os brasileiros não. Boa parte das pessoas que eu conheço continuam usam o velho Internet Explorer (nem vou colocar link porque ele não merece) e nunca ouviram falar na maravilha que eu uso para navegar na Internet. O IE continua instalado na minha máquina porque há alguns poucos sites que só rodam no bendito e quando apago alguma versão do Firefox uso o IE para baixar outra.
Este navegador fabuloso chamado Firefox, permite ao usuário ampliar suas possibilidades ao usar a Internet. As maravilhas já começam pelo tamanho dele: 4.7MB! Não estou falando do executável para baixar mais coisas, mas o programa todo! Você baixa e isso é tudo que você precisa para navegar. Mas é claro que você sempre quer mais, como temas, e o melhor, as extensões.
Antes de falar das extensões preciso comunicar algumas pessoas que de elas não precisam mais ficar brigando com várias janelas abertas e agora podem usar tabs, ou abas se preferir, para facilitar a vida. Você pode ver abaixo como as abas funcionam: você consegue ver todas as páginas que estão abertas e precisa apenas clicar na que deseja ver.
tabs
No meu monitor, de 17 polegadas, cabem até 40 tabs, mas eu acho pouco agora. 🙂 E não é preciso ir até o básico “X” para fechar uma aba selecionada se você usar o Close Tab on Double Click, basta, como o nome diz, clicar duas vezes que aba selecionada é fechada.
Sobre as extensões no Extension Room você encontrar mais de duas centena delas. É sempre bom conferir a versão da extensão e se ela é compaivel com a última versão do Firefox (0.93), mas vale à pena olhar todas. No outro site de extensões já há a opção para visualizar apenas aquelas em que a compatibilidade já foi comprovada. Há muitas extensões úteis, como configurar cookies, integrador com feeds RSS, page rank do Google, corretor ortográfico e a minha preferida, nada útil, mas muito engraçada, Firesomething que muda o título do navegador cada vez que ele é carregado. Muito bom mesmo.
Depois de uma boa olhada por todas as extensões que podem ser instaladas você verá que muitas delas são um mão na roda e era exatamente o que você queria. Uma sugestão para aproveitar melhor seu Firefox é ler sobre as novas “features” no redemption in a blog e no Neil’s World.
Outra coisa super útil são os bookmarklets, mas se você não usa o Furl, Flickr!, del.icio.us, nutr.itio.us, Simpy ou Movable Type eu não sei o que recomendar como bookmarklet. Há alguns bookmarklets não relacionados a site sou programas, mas ações no Jesse’s Bookmarklets Site. Algumas das extensões que uso são relacionadas ao Gmail, Bloglines, Creative Commons, e outras, isso só na barra de status.
status
E claro, outro aviso valioso, não se esqueçaa de dar uma olhada no campo de busca do Firefox e adicionar mais alguns plugins no mycroft.
busca Firefox
Eu poderia ficar até amanhã falando de coisas que adoro no meu Firefox ou das dezenas de extensões que tenho instaladas, mas as pessoas têm mais o que fazer e já dei meu aviso de como ele é um navegador muito bom, cheio de coisas boas, úteis e ele é leve na hora de carregar. Qualquer dúvida ou pergunta é só escrever para mim, que se eu souber respondo .
E se você gostar dele pode ajudar o pessoal do Mozilla fazendo uma doação através da compra de produtos na loja do Mozilla. Lá há alguns produtos, como cds, camisetas, canecas e esta raposa super fofa que a minha amiga Emmy comprou.
firefox plush toy
foto do site Mozilla Store e eu aceito uma de presente 😉

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in Internet and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

15 Responses to Eu amo meu Firefox!

  1. Zecamann says:

    Por que então vc não migra pro Linux de uma vez? Se você soubesse quanta coisa ele pode fazer por você….

  2. Acho que neste momento você é a pessoa mais adequada pra explicar o que é o linux. Pois ja conheceu como é a interaçao com programas livres, na sua simplicidade e elegancia. Acredite, o linux segue a mesma filosofia!!
    Pra mim voce tem um pontecial e tanto pra escreve algo como “Eu amo o meu linux + FireFox”

  3. Gesiel says:

    Em casa só uso Firefox (Linux no desktop e notebook) com o … Meu filho tb só usa Firefox (no Windows e no Linux)… reitero o conselho do “Zecamann”: migra logo pro Linux e seja feliz!!

  4. cvs says:

    Eu sempre indico o firefox, uso linux e ele roda muito bem, foda que agora mudaram o esquema de instalacao no linux e tá dando uns problemas… Mas é um ótimo navegador.

  5. Marcus says:

    Esqueceu de dizer que o Firefox segue todas as Web Standarts, recomendaçõees da W3C e os sites que não funcionam nele são porque foram mal feitos…
    pra quem é Webdesigner ver um site pronto no Firefox e depois testar no IE(ca) é de cortar o coração… bua, bua

  6. Oi, concordo sobre alguns webdesigners(de verdade, não os que dizem ser mas no final não são nada) fazerem sites e quando forem vê-lo no IEca está terrível e em todos os outros browsers estarem normais, isso é uma coisa terrível porque faz muitos dos que fazem páginas (mas não são nem “webmasters” entre aspas de verdade) fazerem página no IEca compatível apenas com ele.. principalmente quando se trata de XHTML… até hoje eu já fiz uns 5 páginas em XHTML e apenas uma (que ainda estou fazendo) por mais incrível que pareça o IEca processou normaalmente (ao menos segundo um amigo meu que usa essa droga… ele usa o Firefox também e disse que tava tudo igual.. mas quem sabe não tem um errinho..)
    EU acho que seria uma boa você migrar para uma sistema operacional livre como o GNU/Linux… se você domina inglês talvez o Mandrake ou o conectiva (tem em inglês, português.. distribuição brasileira) lhe seja bom.. acho que vale apena tentar o conectiva.. por favor pessoal não vamos começar a discutir que distribuição é melhor ou pior..
    check out
    http://www.conectiva.com.br
    http://www.mandrake.org
    e se decidir comprar algo http://www.linuxmall.com.br
    mas você pode baixar na Internet… etc 🙂

  7. Felippe says:

    Poxa, demoro pra tu usar Linux hein garota…
    O Slackware 10 está mtu bom, esperando você de braços abertos…
    Mas se vc não tem experiência (e um pc bom) o Fedora Core 2 ta mtu loko mesmo…
    É filhona, agora é contigo, se abre pro SL poa!
    =)

  8. Bibi says:

    Nossa, quantos comentários? De onde vocês surgiram?? Achei que ninguém lia isso daqui.
    Muito obrigada pelas mensagens, mas agora vem a pior parte… como dizer para não os chocar… eu não uso linux! Sim é verdade eu não uso! O máximo que cheguei foi instalar dois Conectivas (acho que o 8 e depois o 10) e usava o com o KDE. Eu até baixei o Suse (o último que não sei a versão), mas instalar que é bom nada.
    Sim, eu sou uma pessoa que usa Windows, não se orgulha muito, mas usa porque, por melhor que seja Gimp, ele não é o Photoshop e nem há uma versão linux para o Dreamweaver que eu adoro. Além da minha incompetência claro!

  9. Admirador Secreto says:

    Sorria! Você está no br-linux:
    http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/003265.html
    P.S.: Vai lá dar um oi pro pessoal 😉

  10. De novo says:

    Socorro, a guerra UTF-8 vs ISO8859-1 matou os acentos do meu comentário!
    Lá vai o link linkado (!):
    http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/003265.html

  11. dimas says:

    Bibi, invista um pouco do seu tempo 🙂 no linux e no Wine e seus derivados, e assim você conseguirá executar o photoshop e talvez o dreamweaver no seu desktop linux.

  12. João M. says:

    Agora eu estou usando mais Linux que Windows, uso o Mandrake 10.
    E o Dreamweaver funciona no Linux sim, via Wine, assisti a uma palestra onde o sujeito instalou o dito cujo e o Flash.

  13. jackson angelo says:

    Acho o Crazy Browser melhor: ele bloqueia pop-ups, salva página com a tecla f7; com a função recortar da barra de navegação ele recortas qq elemento da page; impede fechamento de abas com tecla f12; desabilita scripts (há scripts que barram completamente o menu direito). Além disso com o botão mediano do mouse há diversas funções utilíssimas: fecha abas (o nr de abas nele vai depender da memória física disponível no SO), com as teclas f2 e f3 ele passa de uma aba para outra, etc. Infelizmente, seu criador parece ter parado de lhe dar mais funções. Testei o Firefox: gostei muito, mas para meu tipo de navegação prefiro muito mais o Crazy Browser.

  14. Henrique Vicente says:

    Crazybrowser não é um browser de verdade, além de não ser livre…
    ele apenas adiciona algumas funções do MSIE… em fim, usa a engine do IE, está do mesmo jeito como o IE suposto a ser infectado por vírus, isso se não estiver mais…

  15. Maurício says:

    Isso ai…Firefox é o bicho, melhor navegador que ja vi!!!

Comments are closed.