O novo Bloglines

Happy Birthday Bloglines!
Durantes vários dias essa imagem foi exibida na tela principal de leitura do Bloglines e eu sempre tentando imaginar o que poderia ser. Eis que, depois de alguns dias sem entrar tenho uma feliz surpresa: enfim o novo Bloglines! Sim, um serviço que já era muito bom ficou ainda melhor.
Página Inicial do Bloglines
A página inicial ficou muito mais acessível: os links estão mais claros, a movimentação por tabs facilita o acesso aos serviços desejados e agora há nessa página algumas notícias que o site destaca e não é mais preciso ficar procurando ferramentas uteis como o notifier. Isso sem falar do visual mais bonito, com formas arredondas, o azul suave utilizado em todo o site e o logo. Bonito de se ver e usar. Navegabilidade 10!
Bloglines - meus feeds
Na parte de leitura dos sites e weblogs a diferença está na visualização, mas as opções estão muito melhores. O gerenciamento dos feeds de RSS ficou mais ágil, pois é feito na mesma página, selecionando as opções desejadas. Para adicionar um novo site o usuário agora dispõe de mais algumas opções: ou seleciona “Add” no link do lado esquerdo, gerando uma página para adição na tela central, ou pode usar um bookmarklet que está na barra do lado esquerdo também, no fim da coluna. Assim, quando você está em um site, não é preciso selecionar a página e voltar ao Bloglines para adicionar, basta clicar no bookmark que você adicionou e o Bloglines gera uma página com as opções de feeds.
O usuário também pode gerenciar suas opções direto na janela de leitura de feeds e escolher a ordem de exibição das pastas e feeds, inclusive ordem alfabética, como eu gosto! Para quem usa o Firefox, ou mesmo outro browser, há uma nova extensão que notifica quando há novas notícias. Basta clicar na barra do browser e uma nova página é aberta com o Bloglines.
Clippings
Para quem gosta de salvar artigos e organizar por temas ou sites, o Clippings do Bloglines foi uma solução maravilhosa: ao fim da notícia você pode selecionar para salvar a notícia no cliping ou publicar no blog do Bloglines. Salvando a notícia o usuário pode optar onde ele deseja salvar, fazer anotações ou editar o nome do link e do artigo salvo. Os artigos salvos não ficam mais espalhados em uma única pasta.
Blog no Bloglines
E para quem queria ter um weblog, mas estava com preguiça de selecionar o site, copiar e publicar, o Bloglines criou um Blog super fácil e rápido de usar: basta o usuário selecionar a notícia clicar no link Blog this e uma janela já abre com o nome e link da Url. você só precisa editar o título, se quiser, acrescentar um texto e clicar em publicar.
Estou usando direto este recurso para algumas notícias que eu não postaria neste weblog por preguiça, falta de tempo ou esquecimento lá. São pequenas observações sobre Feeds que eu assino e que naquele momento postaram notícias que eu gostaria que outras pessoas soubessem. Este outro weblog no Bloglines se chama Bibi’s new box. Estou tentando escrever só em inglês por lá. Vejamos o que acontecerá depois.
Há também a opção de envio de e-mail pelo Bloglines agora: você pode mandar ou receber um e-mail por lá. Acabei de testar, mandando meu e-mail pelo Gmail e funciona muito bem.
Email Bloglines
Outra opção interessante é importar os cantatos de um amigo quando você visitar o Bloglines dele. É por essas e por outras coisas maravilhosas que ainda poderia ficar citando que eu não mudo o meu leitor de RSS mesmo. Teste e veja!

Related Posts with Thumbnails
This entry was posted in Internet, social software, tools and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.